O II Fórum Latino Americano de Biossimilares e III Fórum Brasileiro de Biossimilares são constituidos por um ciclo de palestras direcionado à comunidade médico-científica, a gestores do sistema público de saúde e a demais interessados, a fim de promover o debate acerca das novas diretrizes da área dos medicamentos biológicos.
O evento tem como objetivo a elucidação e a discussão de questões relacionadas aos biossimilares e à indústria biofarmacêutica, bem como a suas implicações científicas e sociais. Este blog apresenta-se como uma extensão do fórum. Vamos pautar e incrementar a discussão sobre os biossimilares, articulando argumentos e promovendo debates on-line nos comentários dos textos publicados.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Merck e Hanwha se unem para produzir biossimilar do etanercepte



Por Dr Valderílio Feijó Azevedo- Coordenador do I Forum Latino Americano de biossimilares.



 O Mercado de biofármacos similares recebeu a notícia da união da Merck & Co com a empresa Sul coreana Hanwha Chemical Corp para desenvolver e comercializar um biossimilar do etanercepte(Pfizer and Amgen), com grande surpresa.

O acordo entre as companhias se estende até fins de 2024. A Hanwha  ,  fundada em 1965 ,   já liderou o Mercado coreano de produtos  petroquímicos , e agora explora mercados mundiais nas áreas de recursos energéticos, biofármacos e nano materiais.

Por outro lado, a Merck por meio de sua larga experiencia e liderança na indústria farmacêutica,  abre as portas de sua divisão Merck Bioventures para tentar dar um grande salto e ousar a liderança no Mercado de biossimilares.  O produto escolhido  , bem conhecido de dermatologistas e reumatologistas foi nada menos que um biofármaco  considerado blockbuster que só no primeiro quarto deste ano já atingiu uma vendagem de quase 900 milhões de dolares, somente no Mercado norte Americano. Entretanto, neste mesmo mercado, o Enbrel® só perderá sua patente em meados de outubro do ano que vem.

O biossimilar em questão é o HD203 que está em estudo fase III , na Coréia do Sul , para avaliar sua equivalencia com o etanercepte em pacientes portadores de Artrite Reumatóide usando o Metotrexate de forma associada.

A Merck conduzirá os estudos clínicos na América e possivelmente europa e também será responsável pela manufatura em escala industrial.  Nos termos do acordo, a comercialização do HD203 na Coréia e Turquia serão exclusividade da Hanwha enquanto  a Merck o fará no resto do mundo.

Acordos com estes, obviamente  detem muitos riscos: o Mercado de biossimilares é promissor mas  instável, principalmente para os que apostam na transferencia de tecnologias, além disso as politicas regulatórias vêm  se modificando a passos rápidos nos ultimos anos e os imbroglios judiciais para a preservação de patentes também estão só engatinhando nos diferentes países. 

__________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário