O II Fórum Latino Americano de Biossimilares e III Fórum Brasileiro de Biossimilares são constituidos por um ciclo de palestras direcionado à comunidade médico-científica, a gestores do sistema público de saúde e a demais interessados, a fim de promover o debate acerca das novas diretrizes da área dos medicamentos biológicos.
O evento tem como objetivo a elucidação e a discussão de questões relacionadas aos biossimilares e à indústria biofarmacêutica, bem como a suas implicações científicas e sociais. Este blog apresenta-se como uma extensão do fórum. Vamos pautar e incrementar a discussão sobre os biossimilares, articulando argumentos e promovendo debates on-line nos comentários dos textos publicados.

terça-feira, 29 de maio de 2012

BIOSSIMILAR DO RITUXIMABE- PFIZER

                                           Fonte: Getty Images

A  Pfizer iniciou as fases I e II de testes clínicos do seu biossimilar do Rituximabe (Genentech). O estudo começou em março deste ano, sendo protocolado na Clinicaltrial.gov pelo REFLECTIONS B328-01, a molécula biossimilar recebeu a denominação PF-05280586 no estudo.
No momento o foco é o recrutamento de pacientes com Artrite reumatoide (AR) ativa para avaliar a farmacodinâmica, farmacocinética, segurança, tolerância e a resposta imune da molécula, em um estudo randomizado e duplo-cego, sendo também empregado o Metotrexato (MTX) como fundo. Os pacientes receberão dois tratamentos intravenosos, sendo o PF-05280586, Rituximabe ou Mabthera.
O Rituximabe esta aprovado para o tratamento de Artrite reumatoide, linfoma não-Hodgking e leucemia linfoide crônica na União Europeia e Estados Unidos, além de ser utilizado para outros tipos de linfomas em outros países.
Atualmente o Rituximabe, como outros  blockbusters biológicos, possui patente a vencer. Além da Pfizer outras grande empresas farmacêuticas  como a  Celltrion, Sandoz, Novartis, Teva e Merck, já iniciaram os testes clínicos para o registro de biossimilares do Rituximabe.

Fonte: www.Clinicaltrial.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário