O II Fórum Latino Americano de Biossimilares e III Fórum Brasileiro de Biossimilares são constituidos por um ciclo de palestras direcionado à comunidade médico-científica, a gestores do sistema público de saúde e a demais interessados, a fim de promover o debate acerca das novas diretrizes da área dos medicamentos biológicos.
O evento tem como objetivo a elucidação e a discussão de questões relacionadas aos biossimilares e à indústria biofarmacêutica, bem como a suas implicações científicas e sociais. Este blog apresenta-se como uma extensão do fórum. Vamos pautar e incrementar a discussão sobre os biossimilares, articulando argumentos e promovendo debates on-line nos comentários dos textos publicados.

domingo, 22 de abril de 2012

TrasGEX: Um Biobetter a caminho



Fonte: http://www.glycotope.com/pipeline/trasgex














 Medicamentos biológicos ou biofármacos são abordados em três diferentes categorias: Biológicos originais, Biossimilares e “Biobetters”.
   Os Biológicos originais, como se sabe, são molécula inovadoras, os Biossimilares por sua vez são copias similares, e não idênticas, dos originais, mas os Biobetters são moléculas baseadas nos Biológicos originais, com uma farmacodinâmica e/ou farmacocinética melhoradas, sendo estas melhorias patenteáveis. 
  A efeito prático, destacamos o Trastuzumab (Herceptin- Roche, Genentech e Chugai), um anticorpo monoclonal que interfere no receptores HER2 superexpresso em pacientes com câncer de mama. O Trastuzumab esta no mercado a mais de uma década, sendo um destaque no segmento oncológico.
   A Glycotope GmbH, empresa alemã que trabalha com a tecnologia de glico-engenharia em anticorpos e demais moléculas, anunciou que o Biobetter do Trastuzumab, registrado como TrasGEX™, já esta em fase clinica desde 2011, e ressaltam as otimizações apresentadas por essa molécula comparada ao original; baixa imunogenicidade, um prolongamento da meia-vida e uma melhor atividade em células citotóxicas dependentes de anticorpo (ADCC), tudo isso empregando uma glicosilação totalmente humana. A glicosilação é um processo pós-traducional indispensável para a estrutura e dobramento correto de proteínas, principalmente em anticorpos. A porção Fc (Fragmento cristalizável) do anticorpo possui fragmentos de carboidratos que auxiliam em demasia na interação com células citotóxicas que identificam patógenos e afins.
   A Glycotope GmbH  ainda possui outras três moléculas otimizadas pela tecnologia de glico-engenharia e que já iniciaram as fases de testes clínicos; CetuGEX™(Fase I –  mAb Humano anti-tumor), PankoMab-GEX™ (Fase I – mAb Humanizado anti-tumor) e o FSH-GEX™(Fase I – Hormônio estimulador de folículos ).

Fonte: Glycotope GmbH

Nenhum comentário:

Postar um comentário