A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia (CONITEC), apresentou no mês de Junho um relatório detalhando a entrada de medicamentos biológicos no cartel do Sistema Único de Saúde (SUS), descrevendo seu custo, motivos da incorporação e o investimento a serem realizados, para os paciente do SUS terem acesso a um tratamento de ponto.
Os medicamentos biológicos no tratamento da artrite reumatoide que estarão sendo fornecidos pelo SUS são Golimumabe, Certolizumabe pegol, Rituximabe, Abatacepte e Tocilizumabe. Infliximabe, Adalimumabe e Etanercepte já estão disponíveis pelo SUS a algum tempo.
É necessário ressaltar que tais reivindicações solicitando o incorporamento desses medicamentos, foram realizadas por ações judiciais de pacientes, empresas fabricantes e a Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos – Anapar, com essas solicitações a CONITEC avalia e demonstra um parecer favorável ou não.
O Blog Biofármacos reitera que tais medidas de investimentos são necessárias, pois os pacientes precisam do melhor tratamento disponível, no entanto tal ação demonstra a clara dependência brasileira em tecnologias estrangeiras, sendo necessário incentivos maiores as empresas brasileiras de Biotecnologia para a produção de medicamentos com tecnologia e ciência 100% brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário